A área da Construção Civil vem passando por altos e baixos, desde o início da pandemia do COVID-19, em meados de Março/2020.
Logo da divulgação dos primeiros casos graves no Brasil e da campanha da mídia “fique em casa”, tivemos suspensão e adiamento de obras e contratos em andamento, pelo medo e incerteza das pessoas com relação à doença.
Difícil administrar uma suspensão abrupta da maior parte das atividades. Nós, por exemplo, temos quadro próprio, com os funcionários registrados pela CLT. O que fazer com equipe de trabalho? Optamos por conceder férias aos colaboradores, não sendo necessária a suspensão de contrato ou desligamento.
Aos poucos, os clientes foram retomando as atividades, e voltamos à rotina de trabalho. Adotamos todos os cuidados com a equipe, com distanciamento – na medida do possível, utilização de máscaras e álcool gel, flexibilização de horários, e deu tudo certo!
Percebemos, em seguida, um aumento da demanda de trabalho, pois as pessoas, trabalhando em home-office, precisavam de mudanças nas residências e condomínios, para melhor adaptação à nova realidade.
Por outro lado, os materiais de construção civil ficaram escassos e com uma alta de preços absurda, alguns itens tiveram aumento superior a 300% nos últimos meses. Resultado: atraso na conclusão das obras e aumento nos custos.
Enfim, todos nós, em qualquer setor, estamos sofrendo as consequências sanitárias e econômicas dessa pandemia. Com paciência, persistência e estratégia, vamos superando as adversidades, sempre com uma visão positiva e esperança em dias melhores.